Diante da aceleração digital, todos os anos apresentam grandes transformações para os setores. Entretanto, alguns deles tornam-se também desafiadores. Esse é o cenário esperado para os correspondentes bancários em 2022. O segmento terá meses decisivos pela frente para se adaptar a novas regras, demandas e realidades.
Isso porque poucos setores tiveram um crescimento significativo ao longo dos últimos anos. Esse modelo de negócio se tornou muito popular no Brasil, o que garantiu não só crescimento no faturamento, como remodelou o canal de vendas dos produtos financeiros no país.
Hoje, os correspondentes são praticamente uma extensão dos bancos para regiões e classes que não possuem a cobertura adequada dos produtos financeiros. O crédito consignado, claro, ainda é o carro-chefe, mas os correspondentes também podem oferecer cartões, empréstimos, renegociação, entre outros.
Tal importância não passou despercebida por órgãos reguladores, instituições financeiras e pelo público em geral. Assim, os correspondentes bancários em 2022 precisam assimilar essas mudanças. Somente assim conseguirão fortalecer seu posicionamento de mercado e aumentar as vendas nos próximos meses.
Mas quais são essas transformações? Algumas são de ordem tecnológica, outras de legislação e até mesmo de comportamento do consumidor. Quem conseguir se equilibrar nessas questões vai entregar aquilo que seus clientes precisam e, portanto, terão resultados melhores.
Uma área em constante transformação
Por muito tempo, quem atuava como correspondente ficava vinculado a um único banco. Ou seja, vendia os produtos e serviços financeiros daquela instituição específica. Isso resultava em um portfólio muito menor, permitindo mais tempo para o profissional elaborar suas estratégias de vendas.
Esse cenário não existe mais para os correspondentes bancários em 2022. A partir do momento em que eles puderam incluir serviços de outros bancos, o universo de clientes expandiu – mas o trabalho também cresceu exponencialmente. Agora, falta tempo para atender melhor os consumidores.
Nesse meio-tempo, o próprio Governo Federal, com seus órgãos competentes, definiu normativas e regras para tentar profissionalizar a área e proteger os consumidores. Sem falar, evidentemente, na evolução tecnológica que apresenta soluções que resolvem as principais dores do segmento.
As tendências esperadas para os correspondentes bancários em 2022
Fazer um exercício de previsão chega a ser arriscado em uma área tão inovadora quanto os correspondentes. Contudo, alguns indícios apontam caminhos que os profissionais precisam ficar de olho se quiserem aumentar suas vendas. Confira:
1 – Novas regras de atuação
Desde fevereiro, a Resolução 4.935/21, emitida pelo Conselho Monetário Nacional, está em vigor. O documento estipula normas para todo o mercado dos correspondentes bancários em 2022. Entre eles está o princípio da ética, que impede a venda de diferentes serviços sem anuência do consumidor – numa tentativa de diminuir as reclamações.
2 – Digitalização constante
Em 2022, o setor deve observar uma digitalização sem precedentes no país. Isso porque, a partir de agora, os correspondentes também podem adotar plataformas eletrônicas para realizar vendas – em vez de ter que ficar numa sede própria. A medida vai incluir os canais digitais no setor.
3 – Experiência do consumidor
É um fato que os consumidores estão mais criteriosos em relação às marcas. Eles esperam receber uma experiência única, encontrando o produto ou serviço que realmente vai resolver seu problema. Essa lógica chegou aos correspondentes, que precisam acompanhar toda a jornada do cliente para elaborar estratégias específicas para cada um.
4 – Tecnologia como aliada
Se a digitalização dos canais de venda já é uma realidade com plataformas específicas, evidentemente a utilização de soluções tecnológicas torna-se fundamental para o sucesso do negócio. O segredo é encontrar ferramentas que automatizam processos, deixando o profissional livre para elaborar seu planejamento de vendas.
A tecnologia para correspondentes está aqui!
Os correspondentes bancários em 2022 sabem que tempo é dinheiro quando se fala do mercado financeiro. Quanto antes eles se adaptarem, melhor serão os resultados atingidos neste ano. Para isso, encontrar o melhor parceiro de tecnologia pode ser o primeiro passo para isso.
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Acredita que o ano de 2022 vai ser de mudanças para os correspondentes? Conte para a gente nos comentários e conheça um pouco mais sobre nossas soluções!