Aprenda o que é um correspondente bancário.

Como ser correspondente bancário em 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Sabemos como são as agências bancárias tradicionais: filas intermináveis, falta de cobertura e muita burocracia. O correspondente bancário chegou para mudar isso, sendo a conexão entre o cliente e as instituições financeiras! Nesse artigo, você aprenderá como ser correspondente bancário.

O que é um correspondente bancário?

O correspondente bancário é uma instituição (podendo ser uma pessoa ou empresa) que trabalha como ponte entre a pessoa física, facilitando o acesso dessas pessoas a produtos financeiros. Apesar dos produtos mais comuns serem crédito consignado e FGTS, seguindo a regulamentação do Banco Central, os correspondentes bancários podem ofertas serviços como:

  • Recebimentos e pagamentos de contas qualquer natureza
  • recepção e encaminhamento de propostas de abertura de contas de depósitos à vista e a prazo
  • Coleta de informações cadastrais e análise de crédito
  • Serviços de cobranças
  • Ordens de pagamento
  • Solicitação de empréstimos pessoais, empresariais e financiamentos
  • Solicitação de cartão de crédito e débito para trabalhadores e aposentados
  • realização de recebimentos, pagamentos e transferências eletrônicas visando à movimentação de contas de depósitos de titularidade de clientes mantidas pela instituição contratante;
  • Aplicação e resgate em fundo de investimento
  • Realização de operações de câmbio de responsabilidade da instituição contratante
Aprenda o que é um correspondente bancário.

Como ser correspondente bancário?

Antes de tudo, é preciso que o correspondente bancário tenha uma autorização do Bacen. Ou seja, qualquer empresa autorizada pode trabalhar como correspondente bancário, seja ela atuante no mercado financeiro ou não.

Os primeiros passos para trabalhar com serviços comuns são a entrega dos documentos exigidos (como CNPJ, contrato social, comprovante de residência, comprovante de conta em banco), a comunicação da contratação do correspondente bancário por parte dessa instituição ao Bacen e uma análise se há algum registro que impeça sua contratação (como antecedentes fiscais, criminais ou comerciais).

Já no caso de corbans e promotoras que queiras realizar operações de crédito, o Banco Central determina a necessidade de uma Certificação Profissional de uma instituição reconhecida, como a da Aneps. Além dessa certificação, é necessário que esse correspondente sempre mantenha os dados sobre a licença de trabalho atualizados.

É extremamente importante que você tenha em mente esse passo-a-passo de como ser correspondente bancário.

Como ser correspondente bancário em 2022?

O que mudou para os correspondentes bancários em 2022?

Hoje, a principal “pedra no sapato” em todo o setor é a quantidade enorme de reclamações recebidas todos os meses. O risco de fraude, infelizmente, assombra as empresas que atuam como correspondentes, que podem perder contratos no estalar dos dedos – e é preciso saber identificar essas questões o quanto antes. 

Por conta disso, o Conselho Monetário Nacional propôs em sua resolução uma série de mudanças voltadas a como ser correspondente bancário e às suas funções. Confira as principais: 

1 – Atendimento eletrônico 

Se antes o profissional só poderia realizar seu trabalho presencialmente no escritório, agora a situação mudou. Uma das principais modificações da resolução é a possibilidade de atendimento por plataforma eletrônica operada pelo próprio correspondente.

É uma medida que impacta a atuação dos correspondentes bancários, que podem vender seus produtos pela web com aplicativos, sites, entre outros canais em rede. Além disso, a certificação concedida para aqueles que realizam operações de crédito e arrendamento mercantil continua válida nesta nova modalidade.

2 – Contratação facilitada de empresas 

A partir desta resolução, as instituições financeiras estão finalmente aptas para contratarem como correspondentes bancárias as empresas que já têm como atividade principal a recepção de propostas de operação de crédito, arrendamento mercantil ou abertura de contas bancárias. 

Era um recurso vedado anteriormente, ainda que a prática no mercado fosse algo bastante comum. Agora, é o fim da barreira artificial que fazia os correspondentes bancários terem como principal atividade as próprias funções. 

3 – Política de contratações 

Por fim, a atuação dos correspondentes bancários também ganha novas medidas para a contratação dos profissionais pelas instituições financeiras. Antes, a política abrangia apenas as regras de remuneração – que continuam idênticas. 

As novas regras apresentam três mudanças: 1) adoção de critérios exigidos para contratação; 2) criação de mecanismos de controle de qualidade de correspondente, levando em conta indicadores de acompanhamento de qualidade de atendimento aos clientes, como demanda e reclamações; 3) regras de remuneração inseridas pela prestação dos serviços.

Esperamos que esse artigo tenha te explicado um pouco sobre como ser correspondente bancário em 2022, o que é um correspondente bancário, suas funções e mudanças para este ano.

Sobre a Mola Corban

A Mola chegou ao mercado em 2019, e é uma empresa especializada em soluções tecnológicas para correspondentes bancários investida pelo Kinea Ventures. Nossa solução tem como objetivo acompanhar toda a jornada do profissional, do lead de interessados em produtos bancários à gestão de seus clientes no pós-venda. Para isso, possuímos dois pilares fundamentais: vendas, com funcionalidades que automatizam processos, como a digitação de propostas, e gestão, com relatórios que oferecem uma visão completa sobre a produtividade dos profissionais.

Gostou do conteúdo?

Preencha o formulário para saber como podemos impulsionar suas vendas.

Conteúdo que você possa gostar

Aprenda o que é um correspondente bancário.

Como ser correspondente bancário em 2022

Sabemos como são as agências bancárias tradicionais: filas intermináveis, falta de cobertura e muita burocracia. O correspondente bancário chegou para mudar isso, sendo a conexão

Faça o cadastro e iremos ajudar você a impulsionar suas vendas!