O setor de correspondentes bancários em 2022 está passando por muitas mudanças!

Correspondentes bancários em 2022: o que esperar para o setor?

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Diante da aceleração digital, todos os anos apresentam grandes transformações para os setores. Entretanto, alguns deles tornam-se também desafiadores. Esse é o cenário esperado para os correspondentes bancários em 2022. O segmento terá meses decisivos pela frente para se adaptar a novas regras, demandas e realidades.

Isso porque poucos setores tiveram um crescimento significativo ao longo dos últimos anos. Esse modelo de negócio se tornou muito popular no Brasil, o que garantiu não só crescimento no faturamento, como remodelou o canal de vendas dos produtos financeiros no país.

Hoje, os correspondentes são praticamente uma extensão dos bancos para regiões e classes que não possuem a cobertura adequada dos produtos financeiros. O crédito consignado, claro, ainda é o carro-chefe, mas os correspondentes também podem oferecer cartões, empréstimos, renegociação, entre outros.

Tal importância não passou despercebida por órgãos reguladores, instituições financeiras e pelo público em geral. Assim, os correspondentes bancários em 2022 precisam assimilar essas mudanças. Somente assim conseguirão fortalecer seu posicionamento de mercado e aumentar as vendas nos próximos meses.

Mas quais são essas transformações? Algumas são de ordem tecnológica, outras de legislação e até mesmo de comportamento do consumidor. Quem conseguir se equilibrar nessas questões vai entregar aquilo que seus clientes precisam e, portanto, terão resultados melhores.

O setor de correspondentes bancários em 2022 está passando por muitas mudanças!

Uma área em constante transformação

Por muito tempo, quem atuava como correspondente ficava vinculado a um único banco. Ou seja, vendia os produtos e serviços financeiros daquela instituição específica. Isso resultava em um portfólio muito menor, permitindo mais tempo para o profissional elaborar suas estratégias de vendas.

Esse cenário não existe mais para os correspondentes bancários em 2022. A partir do momento em que eles puderam incluir serviços de outros bancos, o universo de clientes expandiu – mas o trabalho também cresceu exponencialmente. Agora, falta tempo para atender melhor os consumidores.

Nesse meio-tempo, o próprio Governo Federal, com seus órgãos competentes, definiu normativas e regras para tentar profissionalizar a área e proteger os consumidores. Sem falar, evidentemente, na evolução tecnológica que apresenta soluções que resolvem as principais dores do segmento.

A área dos correspondentes bancários vem passando por muitas mudanças em 2022.

As tendências esperadas para os correspondentes bancários em 2022

Fazer um exercício de previsão chega a ser arriscado em uma área tão inovadora quanto os correspondentes. Contudo, alguns indícios apontam caminhos que os profissionais precisam ficar de olho se quiserem aumentar suas vendas. Confira: 

1 – Novas regras de atuação

Desde fevereiro, a Resolução 4.935/21, emitida pelo Conselho Monetário Nacional, está em vigor. O documento estipula normas para todo o mercado dos correspondentes bancários em 2022. Entre eles está o princípio da ética, que impede a venda de diferentes serviços sem anuência do consumidor – numa tentativa de diminuir as reclamações.

2 – Digitalização constante

Em 2022, o setor deve observar uma digitalização sem precedentes no país. Isso porque, a partir de agora, os correspondentes também podem adotar plataformas eletrônicas para realizar vendas – em vez de ter que ficar numa sede própria. A medida vai incluir os canais digitais no setor.

3 – Experiência do consumidor

É um fato que os consumidores estão mais criteriosos em relação às marcas. Eles esperam receber uma experiência única, encontrando o produto ou serviço que realmente vai resolver seu problema. Essa lógica chegou aos correspondentes, que precisam acompanhar toda a jornada do cliente para elaborar estratégias específicas para cada um.

4 – Tecnologia como aliada

Se a digitalização dos canais de venda já é uma realidade com plataformas específicas, evidentemente a utilização de soluções tecnológicas torna-se fundamental para o sucesso do negócio. O segredo é encontrar ferramentas que automatizam processos, deixando o profissional livre para elaborar seu planejamento de vendas.

Saiba neste artigo como as mudanças do setor afetam os correspondentes bancários.

A tecnologia para correspondentes está aqui! 

Os correspondentes bancários em 2022 sabem que tempo é dinheiro quando se fala do mercado financeiro. Quanto antes eles se adaptarem, melhor serão os resultados atingidos neste ano. Para isso, encontrar o melhor parceiro de tecnologia pode ser o primeiro passo para isso.

É o que a Mola busca fazer! Nossa plataforma traz as melhores funcionalidades para o correspondente bancário em um só local. O profissional pode vender mais (graças à desburocratização de processos) e melhor (com a gestão e segurança nas informações), além de acompanhar e gerenciar o resultado financeiro. Tudo isso sem precisar recorrer a outras soluções!

Acredita que o ano de 2022 vai ser de mudanças para os correspondentes? Conte para a gente nos comentários e conheça um pouco mais sobre nossas soluções!

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