Atuação dos correspondentes bancários: o que vai mudar em 2022?

Atuação dos correspondentes bancários: o que vai mudar em 2022?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A atuação dos correspondentes bancários vai muito além da abertura de contas e do crédito consignado. Na verdade, é um tipo de negócio que exerce grande influência nas pessoas, oferecendo modalidades de empréstimo para que elas possam realizar seus sonhos de forma rápida e prática. 

Tamanha responsabilidade exige um cuidado maior no atendimento desse público. Infelizmente, é comum ver grande quantidade de reclamações e tentativas de fraude no setor. É necessário, portanto, criar condições para que os bons profissionais possam seguir atuando e facilitando a vida de seus clientes. 

É nesse cenário que surgiu a Resolução 4.935/21, emitida pelo Conselho Monetário Nacional. Seu objetivo é identificar e analisar as atribuições das instituições financeiras que contrataram a empresa como correspondente. Suas normas servem como um guia, um Waze de boas práticas a serem seguidas pelo mercado. 

A resolução deve entrar em vigor em 1º de fevereiro de 2022. Até lá, a atuação dos correspondentes bancários segue com as mesmas regras – inclusive com a falta de autorização para atuarem de forma eletrônica no país mesmo com a pandemia de covid-19 obrigando novos hábitos de consumo e de relacionamento. 

Como se vê, torna-se imprescindível fazer uma atualização nas regras que regem o serviço do correspondente bancário. Mas quais foram elas? Continue no texto para obter mais informações!

Atuação dos correspondentes bancários: o que vai mudar em 2022?

Por que houve mudanças nas regras? 

Oferecer soluções financeiras aos consumidores não é o mesmo que tentar vender um produto ou serviço qualquer. O profissional está disponibilizando algo que pode mudar a vida da pessoa para sempre – seja para o bem, seja para o mal! Assim, é essencial garantir uma legislação adequada para prevenir possíveis situações complexas. 

A atuação dos correspondentes bancários precisa ser pautada na ética e no respeito às reais necessidades de seus consumidores. Se um cliente em potencial está de olho num simples cartão de crédito, não tente repassar a ele diversos serviços de seu catálogo. É uma prática que pode trazer problemas lá na frente. 

Hoje, a principal “pedra no sapato” em todo o setor é a quantidade enorme de reclamações recebidas todos os meses. O risco de fraude, infelizmente, assombra as empresas que atuam como correspondentes, que podem perder contratos no estalar dos dedos – e é preciso saber identificar essas questões o quanto antes. 

O que muda na atuação dos correspondentes bancários? 

Por conta disso, o Conselho Monetário Nacional propôs em sua resolução uma série de mudanças voltadas ao correspondente bancário e às suas funções. Confira as principais: 

1 – Atendimento eletrônico 

Se antes o profissional só poderia realizar seu trabalho presencialmente no escritório, agora a situação mudou. Uma das principais modificações da resolução é a possibilidade de atendimento por plataforma eletrônica operada pelo próprio correspondente.

É uma medida que impacta a atuação dos correspondentes bancários, que podem vender seus produtos pela web com aplicativos, sites, entre outros canais em rede. Além disso, a certificação concedida para aqueles que realizam operações de crédito e arrendamento mercantil continua válida nesta nova modalidade.

2 – Contratação facilitada de empresas 

A partir desta resolução, as instituições financeiras estão finalmente aptas para contratarem como correspondentes bancárias as empresas que já têm como atividade principal a recepção de propostas de operação de crédito, arrendamento mercantil ou abertura de contas bancárias. 

Era um recurso vedado anteriormente, ainda que a prática no mercado fosse algo bastante comum. Agora, é o fim da barreira artificial que fazia os correspondentes bancários terem como principal atividade as próprias funções. 

3 – Política de contratações 

Por fim, a atuação dos correspondentes bancários também ganha novas medidas para a contratação dos profissionais pelas instituições financeiras. Antes, a política abrangia apenas as regras de remuneração – que continuam idênticas. 

As novas regras apresentam três mudanças: 1) adoção de critérios exigidos para contratação; 2) criação de mecanismos de controle de qualidade de correspondente, levando em conta indicadores de acompanhamento de qualidade de atendimento aos clientes, como demanda e reclamações; 3) regras de remuneração inseridas pela prestação dos serviços. 

A melhor tecnologia para os correspondentes bancários! 

A atuação dos correspondentes bancários não é tarefa simples, mas pode ser facilitada com o apoio das melhores soluções digitais. Com elas, é possível otimizar diferentes aspectos da gestão do negócio e garantir que o foco do trabalho esteja totalmente na atenção ao consumidor. 

É o que a Mola busca fazer! Nossa plataforma traz as melhores funcionalidades para o correspondente bancário em um só local. O profissional pode vender mais (graças à desburocratização de processos) e melhor (com a gestão e segurança nas informações), além de acompanhar e gerenciar o resultado financeiro. Tudo isso sem precisar recorrer a outras soluções! 

O que achou das mudanças no dia a dia do correspondente bancário? Conte para a gente nos comentários e conheça um pouco mais sobre nossas soluções!

Gostou do conteúdo?

Preencha o formulário para saber como podemos impulsionar suas vendas.

Conteúdo que você possa gostar

Aprenda o que é um correspondente bancário.

Como ser correspondente bancário em 2022

Sabemos como são as agências bancárias tradicionais: filas intermináveis, falta de cobertura e muita burocracia. O correspondente bancário chegou para mudar isso, sendo a conexão

Faça o cadastro e iremos ajudar você a impulsionar suas vendas!