Como melhorar a performance dos correspondentes bancários?
Sem eles, a vida dos brasileiros seria bem mais difícil. Seja para pagar contas, ter acesso a crédito mais fácil ou solicitar algum serviço financeiro, esses profissionais são a melhor opção. Entretanto, essa importância depende de uma melhor produtividade dos correspondentes bancários.
Eles não são bancos, mas são empresas parceiras pelas instituições financeiras para atenderem seus clientes e oferecerem diversos serviços financeiros, inclusive operações de crédito. Dessa forma, conseguem levar os produtos bancários a uma parcela da população que normalmente não tem acesso, incluindo localidades onde não há agências bancárias.
A questão é que o cenário de trabalhar com os serviços de apenas um banco não existe mais. Hoje, o correspondente precisa ser parceiro de diversas instituições financeiras e, para cada uma delas, lidar com um portfólio grande de produtos e serviços financeiros. Sem apoio, é impossível lidar com esse volume de informações.
Imagine a seguinte situação: a empresa trabalha com oito bancos diferentes, com oito serviços diferentes em cada uma e, nesses serviços, ainda há mais oito características mutáveis em negociações. São mais de 500 variações diferentes em que ele precisaria pensar na hora de digitar e submeter uma proposta de seu cliente.
Por conta disso, a tecnologia deve ser um importante aliado na produtividade dos correspondentes bancários. Por meio dela, é possível automatizar processos burocráticos e permitir que os profissionais dediquem mais tempo àquilo que mais importa: o crescimento do negócio.
É preciso empoderar essa área
Quando se fala em utilizar soluções tecnológicas na rotina de uma empresa, a maioria das pessoas fica receosa em perder o emprego para uma máquina. Não é o caso. A proposta é justamente o contrário: empoderar o correspondente e todas as pessoas da empresa para que ele possa exercer suas tarefas com estratégia e inteligência.
A lógica é bem simples: quem perde tempo preenchendo formulários de propostas e inserindo as informações manualmente nos diferentes sistemas dos bancos acumula clientes na fila aguardando atendimento e entender o que, de fato, ele procura. Em suma: a produtividade dos correspondentes bancários passa pelo uso da tecnologia.
Mas não se trata de utilizar os diferentes sistemas oferecidos pelos bancos. É necessário encontrar uma plataforma capaz de não apenas integrar as informações das instituições, mas também ter uma melhor performance em todas as atividades, do lead à gestão de pós-venda, por meio de relatórios e análise de dados.
Como a tecnologia melhora a produtividade dos correspondentes bancários?
As soluções tecnológicas podem impulsionar o trabalho dos correspondentes, mas como? As principais funcionalidades buscam reduzir as tarefas manuais, automatizando processos e melhorando a produtividade dos correspondentes bancários. Confira alguns exemplos já usados por algumas das melhores plataformas do mercado:
1 – Digitação automática de propostas
É tarefa importante, sem dúvida, mas que toma um tempo precioso do profissional – em vez de se relacionar com o cliente, ele precisa digitar propostas para enviar ao banco. Uma boa plataforma é capaz de fazer todo esse procedimento, permitindo atender a pessoa com mais calma e qualidade.
2 – Simulação automática de propostas
Outro tópico que impacta a produtividade dos correspondentes bancários é a simulação de propostas. Cotar determinado serviço em cada instituição financeira pode ser difícil e demorar mais do que o normal, incomodando a pessoa que está sendo atendida. A tecnologia novamente resolve essa questão ao simular em tempo real em todos os bancos.
3 – Comissionamento automático
Controlar as comissões quando se trabalha com diferentes instituições também é uma atividade difícil para o correspondente. Há diferentes margens e taxas e até pagamentos de comissão incorretos –, e o risco de se confundir é grande. Felizmente, é possível automatizá-la com a utilização de uma plataforma que integra todos os serviços oferecidos pela empresa.
4 – Relatórios de gestão
Por fim, não há negócio que sobreviva atualmente sem a análise aprofundada de dados. É por meio de relatórios inteligentes que as empresas conseguem medir seus resultados e fazer correções na estratégia. No caso dos correspondentes bancários não é diferente. A tecnologia é capaz de fornecer dados sobre diferentes questões, como receitas, atendimento ao cliente, entre outros.
Impulsione seu negócio com a Mola
Como se vê, melhorar a produtividade dos correspondentes bancários é assunto de suma importância no mercado financeiro. Quando esses profissionais conseguem automatizar suas rotinas, eles têm mais tempo para focar energia no que importa: o crescimento do negócio. Todos saem ganhando: do usuário que acessa o serviço que precisa ao banco que ganha mais um cliente.
Para encontrar a melhor plataforma, basta pesquisar e achar aquela que está ao lado do mercado em todas as etapas da jornada. A solução da Mola Corban, por exemplo, foi desenvolvida justamente para resolver os principais problemas dos correspondentes em cada etapa do seu trabalho.
A ideia é reduzir a burocracia e ampliar o tempo que ele pode se dedicar às vendas – que é o que realmente interessa em qualquer negócio! Deixe seu comentário com a gente e aproveite para conhecer um pouco mais sobre nossa trajetória!